A Indústria e seu futuro com as soluções ERP

SAP HANA, a evolução do processamento de dados em memória
3 de abril de 2018
SAP Business One a preço de carro popular
8 de junho de 2018

Não é novidade que os sistemas de ERP ajudam as organizações a resolver seus desafios operacionais. A implementação do ERP em qualquer operação de manufatura é uma estratégia potencialmente poderosa para reduzir os custos de produção, agilizar os processos e, a longo prazo, impactar no crescimento de uma empresa.

Com a grande maioria das empresas focadas agora em ‘tornar-se digital’ e o aumento da transformação digital dentro da organização, o ERP para manufatura deve estar preparado e pronto para alavancar as mais recentes tecnologias, como IoT (Internet of Things) e AI (Inteligência Artificial). ). Aqui estão cinco tendências e exemplos tangíveis que melhor ilustram o “ERP em ação” e ajudam a lançar alguma luz sobre o futuro do ERP no mundo da manufatura.

 IoT Amigável

O ERP hiperconectado fornece aos fabricantes um novo nível de interoperabilidade entre os principais processos de negócios, dados externos, dispositivos IoT e aplicativos de terceiros. É o poder do ERP de fabricação habilitado para IoT que sincroniza o back office com o chão de fábrica. Sistemas ERP suportados por APIs robustas (Application Program Interfaces) podem facilmente receber dados de sensores ao longo de uma linha de montagem e emitir alertas em tempo real. Por exemplo, quando uma broca se desgasta, um sistema ERP integrado a uma solução de IoT pode emitir um pedido para uma peça de reposição e até mesmo solicitar uma chamada de serviço.

O ERP habilitado para IoT também pode fornecer controle de estoque. Um dos clientes da Priority Software, por exemplo, produz garrafas de vidro. Os sensores no chão de fábrica nesta operação medem o peso exato e o volume de cada gota de vidro líquido em um molde. Em tempo real, o sistema entrega esses dados ao back-end do ERP, atualizando instantaneamente o saldo do estoque no chão para permitir cálculos precisos de custos do material.

 Alimentado por AI

Estamos todos familiarizados com Siri e Alexa para fazer chamadas telefônicas, definir alarmes e procurar informações. Essa mesma tecnologia baseada em AI também pode ser usada para aumentar a eficiência na fabricação. Um assistente pessoal integrado, activado por voz e activado por voz, pode fornecer aos fabricantes ferramentas convenientes e fáceis de utilizar para tomar decisões mais informadas, com base numa análise de dados mais aprofundada. As ferramentas AI integradas podem ajudar a agilizar os processos de produção, analisando automaticamente os dados do chão de fábrica e identificando anomalias operacionais. Não ter que analisar manualmente grandes quantidades de dados para otimizar processos de fabricação pode economizar tempo e recursos valiosos.

 Agilidade de ERP
No mundo híbrido e hiperconectado, a produção rápida e eficiente e o tempo de resposta igualmente rápido são as principais prioridades dos fabricantes. O ritmo da mudança é tão rápido que, muitas vezes, as empresas não podem ter certeza sobre qual será o modelo de negócios ou como os processos de negócios serão observados nos próximos dois a três anos. Os sistemas ERP implantados para manufatura devem, portanto, suportar a agilidade dos negócios em uma configuração em constante mudança de produtos, clientes, parceiros e fornecedores.

Se você quiser adicionar uma nova linha de produtos, por exemplo, um ERP flexível pode permitir que os usuários criem novas categorias de produtos, nomes e especificações. Da mesma forma, o ERP flexível pode suportar novos processos de negócios, como processos de autorização personalizados para diferentes tipos de ordens de compra. E quando novas regras de negócios podem ser definidas em tempo real, os sistemas ERP flexíveis podem enviar automaticamente notificações aos representantes de vendas sempre que um novo produto sai da linha de montagem, pronto para ser enviado. Por sua vez, os representantes de vendas podem notificar seus clientes em tempo real.

Suporte para usuários desenvolvedores

Conforme definido pelo Gartner, “Um usuário desenvolvedor  que cria novos aplicativos de negócios para consumo por outros usando ambientes de desenvolvimento e execução sancionados pela TI corporativa.” Idealmente, equipes internas de TI, administradores e até mesmo usuários de negócios devem ser capazes de lidar com eles próprios. aplicativos de software, minimizando a dependência de fornecedores terceirizados e, em última análise, reduzindo o tempo necessário para implementar as alterações do sistema. O sistema ERP do futuro precisa fornecer as ferramentas que permitem aos usuários personalizar o sistema sem a necessidade de habilidades de programação.

ERP móvel
O ERP móvel de hoje já conta com uma gama de aplicativos dedicados para a Força de Vendas, Prova de Entrega, Armazém e Serviço Móvel Móvel. Os sistemas ERP não devem permitir apenas que os usuários acessem dados em trânsito, eles também devem permitir que eles desenvolvam seus próprios aplicativos móveis personalizados de maneira rápida e fácil.

Os aplicativos para dispositivos móveis estão se tornando as ferramentas “obrigatórias” para responder às mudanças de produção em tempo real. O acesso móvel imediato no chão-de-fábrica, por exemplo, permite que os usuários lidem com os problemas da linha de produção à medida que ocorrem, reduzindo o tempo de inatividade e os materiais desperdiçados. Com o uso de aplicativos móveis, os gerentes de linha podem garantir que os operadores cumpram as programações de produção, emitirem ordens de manutenção, instruções no trabalho e até acompanhem a movimentação de materiais em tempo real, mesmo quando estão fora do local. Os supervisores podem acessar facilmente dados compartilhados enquanto percorrem o chão de fábrica e recebem alertas e notificações sobre ordens de serviço de mudança.

Saiba mais sobre o Microsoft Dynamics 365SAP Business One, soluções de negócios de que estão alinhadas com os conceitos futuristas de ERP para indústrias.

Fonte: ERP News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *