4 razões para usar um Software de Gestão Empresarial – ERP

Gestão de processos
Gestão de Processos: o que é e por que aplicar na sua empresa?
23 de setembro de 2019
ERP na Nuvem
ERP na Nuvem ou local? Qual a melhor opção?
4 de outubro de 2019
Show all

4 razões para usar um Software de Gestão Empresarial – ERP

gestão empresarial

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Essa é uma frase que a maioria dos empresários e empreendedores costuma dizer. Eles estão errados? Com certeza não. O desafio é grande e constante.

O dia a dia atarefado, as inúmeras funções operacionais, os balanços, o planejamento, as definições estratégicas e os imprevistos. São tantos os obstáculos que fica difícil entender como alguns empreendedores conseguem crescer e prosperar.

Porém, existe uma solução de tecnologia que cada vez mais ajuda gestores e empresários a colocarem os processos dos seus negócios nos trilhos: um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).

O sistema de gestão empresarial é um sistema inteligente, que tem como objetivo facilitar a gestão das empresas, automatizando vários processos de controle e gerenciamento de um negócio.

O ERP é um software de gestão versátil focado na gestão de recursos de uma empresa (vem daí o nome: Enterprise Resource Planning). Mas como a tecnologia é a melhor amiga da evolução, outras funções podem ser incorporadas aos sistemas ERP, o transformando em uma solução mais robusta e completa para a sua empresa.

Dessa forma, um software de gestão empresarial ERP como o SAP Business One, por exemplo, entrega uma solução completa, que integra todas as áreas administrativas e de produção da empresa, além de agilizar os processos e facilitar a tomada de decisão.

Mas afinal, por que investir em um sistema de gestão empresarial?

O sistema ERP funciona com um braço direito do empreendedor, operacionalizando a administração do negócio enquanto o gestor foca o seu tempo e as suas habilidades na melhoria e no desenvolvimento da empresa, pensando na estratégia.

Ao investir em um ERP, a sua empresa contará com um único software centralizará diversas informações operacionais de administração do negócio, de finanças, do estoque, de compras, contabilidade, emissão de notas fiscais entre outros.

Listamos aqui 4 razões que justificam o investimento em um software de gestão (ERP) para a sua empresa. Confira:

1 – Mais clareza de suas prioridades

Com todo esse poder e controle corporativo em suas mãos, é possível ter uma visão ampla da situação da sua empresa, atualizada e em tempo real. Isso significa obter dados completos sobre cada parte do seu negócio, o que permitirá uma leitura aprofundada da sua situação e a possibilidade de se planejar de forma eficiente.

Questões de produtividade, falta de equipamentos ou de pessoal, ficarão mais claras nos relatórios e dashboards gerados. Definir as prioridades e os próximos para o próximo mês, trimestre, semestre ou ano será muito mais assertivo para os gestores.

2 – Melhor gestão financeira

Com um sistema de gestão (ERP), você terá muito mais controle sobre o departamento financeiro da sua empresa.

Ter um panorama aprofundado da movimentação financeira em sua empresa auxilia na fiscalização e possibilita a criação de um planejamento mais robusto e com total exatidão de valores.

Outro ganho importante é a agilidade para resolver questões operacionais. Para criar relatórios de fluxo de caixa, por exemplo, bastam alguns cliques. Isso permite que a sua equipe foque em questões estratégicas da operação, aumentando a eficiência do trabalho realizado.

3 – Adequação fiscal e alinhamento da contabilidade

Você sabe o quão importante é ter uma gestão contábil e fiscal em dia, certo?

Com um sistema de gestão empresarial, sua relação com essa área da empresa se torna mais direta e precisa. Ao utilizar um ERP a sua área financeira é capaz de entregar à contabilidade todos os documentos e relatórios necessários com muito mais facilidade e dentro dos prazos necessários. A correta organização desses documentos poupa horas e horas de trabalho e evita prejuízos financeiros com obrigações fiscais.

Estar em dia com o fisco, estar alinhado com a contabilidade (seja ela interna ou um escritório contratado) e ainda ter os documentos organizados, é essencial para que a gestão do seu negócio esteja bem estruturada.

4 – Organização do fluxo de trabalho da sua empresa

Lembra que falamos que os sistemas ERPs apoiam em outras funções? Organizar o fluxo de trabalho é uma delas.

Com um software de gestão empresarial completo, você tem em mãos muito mais que uma solução para seu financeiro e seu estoque, mas uma verdadeira ferramenta para ajudar a definir os fluxos e hierarquias de trabalho.

Assim, além de operacionalizar a parte prática da administração, o sistema ERP consegue dar uma ajuda na sua estratégia corporativa, incluindo a definição de hierarquias e prioridades de trabalhos e de processos.

Dessa forma, a empresa consegue rever e recriar um melhor fluxo de produção, definir prazos e controlar os custos. Tudo baseado em informações atualizadas sobre estoque, setor de compras, produção, vendas etc.

Com um sistema de gestão empresarial ERP completo, como o SAP Business One, seu negócio abrirá as portas para o crescimento. Aproveitar as ferramentas que ajudam na sua gestão, façam a integração e reduzem erros no processo torna a sua empresa mais moderna, estratégica e inovadora, sempre focada em melhorar os resultados.

Se você ficou interessado em conhecer um sistema ERP que combine com as necessidades da sua empresa, conheça o SAP Business One e entre em contato conosco!

Também continue atento ao nosso blog para mais conteúdos e dicas sobre gestão empresarial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *